A Osborne.
O grupo Osborne, fundado em 1772 em Cádiz, região de Jerez, na Espanha, é um importante e tradicional produtor de Brandies e Vinhos de Jerez, entre outras bebidas. Foi uma das empresas pioneiras a produzir bebidas nessa região que com o tempo ganhou reconhecimento e credibilidade. Com mais de dois séculos de história, seu caminho une tradição, inovação e prestigio, sendo reconhecido por suas marcas e pelo icônico símbolo do Touro.
O Touro Osborne
Ao longo da centenária história da Osborne, nada é tão emblemático quanto a história de sucesso do ícone do touro. O ano era 1956. A Osborne contratou a agência espanhola Azor para criar a campanha publicitária de sua marca Veterano. A companhia buscava uma imagem que representasse o país de origem e que fosse facilmente reconhecida em outdoors.
Ou seja: algo simples, poderoso e memorável. Foi o designer Manolo Prieto que chegou à ideia do contorno de um touro. A imagem, inicialmente branca com o nome Veterano no meio, ganhou o preenchimento em preto depois que o presidente da empresa na época, Ignacio Osborne, viu o cartaz pela primeira vez.
Cultura Espanhola.
O primeiro touro foi colocado em Cabanillas de la Sierra, no caminho de Madrid até Burgos. Ao final de 1957, já eram 16 touros em estradas espanholas. Os cartazes eram formados por 70 peças de ferro espesso, e se tornaram rapidamente um grande sucesso junto ao público, que criava suas próprias tradições inspiradas pela imagem. Desde os formandos da escola de fuzileiros navais de El Puerto de Santa Maria, por exemplo, que escalavam os touros e os coroavam com seus capelos de formaturas, até as próprias famílias espanholas, que brincavam de contar os touros com as crianças para passar o tempo nas viagens pelas estradas.
Em 1988, uma notícia que a princípio poderia ser negativa acabou impulsionando ainda mais a popularidade dos touros e o carinho por estas imagens. Uma lei federal que regulamentava os outdoors nas estradas pediu a retirada dos cartazes. A população foi massivamente contra e começaram a surgir uma série de abaixo-assinados contra a proibição.
Em 1997, a surpresa e o reconhecimento: a Suprema Corte Espanhola reconheceu, finalmente, que os cartazes haviam transcendido seu objetivo publicitário inicial e já haviam se tornado parte da paisagem e da cultura espanhola. Para Tomás Osborne, atual presidente da empresa, os touros representam o trabalho de muitas gerações, simbolizando a multiplicidade de valores que construíram a companhia: originalidade, paixão, força, liberdade, desejo de permanência e serenidade.